Certificações

Skip Navigation LinksHome > Sobre a Alto Alegre > Certificações

Política de Gestão da Qualidade da Usina Alto Alegre é direcionada para a implementação de um Sistema de Gestão Empresarial, com objetivos voltados para a satisfação dos Clientes, qualificação do quadro funcional e consolidação da filosofia empresarial, que são complementadas por uma Visão empresarial e por uma Missão desenvolvidas para se integrarem ao Sistema de Gestão Alto Alegre (SGAA) e seus respectivos sub-sistemas.

Política de Gestão da Qualidade

Proporcionar o desenvolvimento sustentável da UAA através da melhoria contínua do Sistema de Gestão Alto Alegre (SGAA), que busca atender as necessidades e expectativas dos Clientes, Acionistas, Funcionários, Fornecedores, Órgãos Regulamentadores e Sociedade e faz com que a empresa seja um instrumento para o crescimento profissional e espiritual do homem.

Objetivos da Gestão da Qualidade

A implementação do Sistema de Gestão Alto Alegre tem como objetivos:

  • Garantir a qualidade de seus produtos, visando consolidar sua marca no mercado.
  • Fornecer produtos que, de acordo com sua intenção de uso, sejam seguros para o consumo.
  • Investir no treinamento de seus profissionais, buscando a melhoria dos resultados empresariais.
  • Desenvolver ações voltadas para um contínuo relacionamento da empresa para com a sociedade.

ISO 9001:2008

Certificada desde 2003 na ISO9001 as unidades de Floresta e Junqueira, e no ano de 2009 a Unidade de Santo Inácio, a Usina Alto Alegre com base em sua missão e especialmente em sua visão, direciona sua política para a implantação de um Sistema de Gestão Empresarial voltado para a satisfação plena de seu consumidor, qualificação do seu quadro funcional e especialmente para a consolidação de sua filosofia empresarial.

Certificados:
ISO 9001 - Unidade Floresta
ISO 9001 - Unidade Junqueira
ISO 9001 - Unidade Santo Inácio

FSSC 22000:2010

Certificada em 2009 conforme norma ISO 22000:2005 e em 2012 conforme esquema FSSC 22000:2010 (composto pela norma ISO 22000:2005 e pela especificação técnica ISO/TS 22002-1:2009), a Usina Alto Alegre Unidade Junqueira reforça a transparência de suas atividades, com o objetivo de oferecer ao Consumidor produtos de alta qualidade e seguros para o consumo, uma vez que minimiza os riscos de falhas por meio do controle efetivo dos processos internos.

Certificados:
FSSC 22000 - Unidade Junqueira

Bonsucro

Certificada em 2017 segundo os padrões de produção Bonsucro, padrões este que envolvem a cana e todos os seus derivados. A Unidade Santo Inácio juntamente com a Unidade Junqueira, esta certificada em 2013, une-se ao seleto grupo de usinas no mundo que estão em conformidade com as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com o regime de certificação. Para fazer parte do ainda restrito grupo de empresas certificadas, as usinas passaram por rigorosas avaliações realizadas com o acompanhamento de 69 indicadores. Os critérios Bonsucro exigem que as empresas-membro certificadas estejam de acordo com os seguintes princípios: cumprimento da lei do local onde a empresa/usina está instalada; respeito aos direitos humanos e trabalhistas; gestão sobre insumos, produção e processamento de modo a aumentar a sustentabilidade; gestão ativa da biodiversidade e serviços do ecossistema; melhoria contínua das áreas-chave do negócio.

Sobre o Bonsucro™: Bonsucro é uma organização multistakeholders criada para reduzir os impactos ambientais e sociais da cana, com a definição de um padrão e um programa para transformar a indústria.

Certificados:
Bonsucro - Unidade Junqueira
Bonsucro - Unidade Santo Inácio

Programa de Food Safety / HACCP

O programa de Food Safety segue as normas da HACCP - Hazard Analysis Critical Control Points, também conhecido como APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, utilizando os mesmos princípios e contando com o reconhecimento internacional. É caracterizada como uma ferramenta lógica, das mais precisas e modernas e está implementada na empresa.

O programa de HACCP destina-se a evitar riscos de não-conformidades (contaminações, deteriorações, alterações físico-químicas), que podem acontecer na fabricação, estocagem e manuseio de produtos alimentícios.

No Brasil, o Órgão oficial do Ministério da Saúde - Vigilância Sanitária, já adotou a sistemática, que é mandatória para indústrias alimentícias e segue as premissas adotadas pelas legislações internacionais.

Aplicação dessa sistemática envolve o uso de programas de inspeção e auditoria, com as conseqüentes exigências de monitoramento, registro de resultados (análises e avaliações), implementação de especificações de produtos e insumos, descrição de procedimentos e definição de responsabilidades.

Programa 5´s

Ferramenta 5'S não é apenas um programa, mas uma filosofia de vida. Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro, a empresa vem aplicando os princípios japoneses do 5'S. Este trabalho é considerado pela empresa a base para se atingir a Qualidade Total. Mediante treinamento e conscientização, os colaboradores são incentivados a implementarem ações de melhoria para cada um dos princípios do 5'S.

O programa 5S vem alcançando resultados muito além do que se poderia supor de um programa assim aparentemente despretensioso.

Através do 5S, os funcionários são envolvidos na melhoria de tudo o que os rodeia e rodeia o seu trabalho, usam sua criatividade e dão soluções, pessoais e em grupo, para pequenas melhorias, localizadas. Com isto, nossos funcionários começam a se sentir autorizados a gerar mudanças, a gostar de realizá-las, e a tomar gosto por esta participação em melhorias que os afetam diretamente.