Plantando Verde e Colhendo Vida 2016

Skip Navigation Links

Um projeto desenvolvido pela Usina Alto Alegre que tem como objetivo, através das crianças, conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A Usina Alto Alegre realizou no período de 19 à 22/09/2016 o Projeto “Plantando Verde e Colhendo Vida”, que contou com a participação de cerca de 450 estudantes do 5º ano de 12 escolas de municípios da região, no plantio de mudas de árvores nativas na Fazenda da Mata, em Colorado, às margens do Rio Pirapó para as comemorações do dia da árvore. Os municípios envolvidos no projeto foram Ângulo, Colorado, Flórida, Guaraci, Lobato, Nossa Senhora das Graças e os Distritos de Alto Alegre e Bentópolis.

O inicio das atividades ocorreu no mês de agosto, onde profissionais da Alto Alegre realizaram palestras educativas que abordaram como assuntos principais a flora e a fauna, fotossíntese, combustível verde, reciclagem, 3 R’s sendo que ao fim destas os alunos participaram de um concurso de redação que teve como tema o nome do projeto.

Na segunda etapa, os alunos visitaram a área reservada da Usina Alto Alegre próxima à unidade industrial, onde receberam as mudas de árvores nativas, provenientes dos viveiros da usina e realizaram o plantio. Neste mesmo dia ocorreu a premiação dos alunos que fizeram as melhores redações, avaliadas pelos professores. Cada vencedor recebeu como prêmio, um tablet.

O projeto que tem como objetivo, através das crianças, conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, busca também ampliar a mata ciliar da Reserva Florestal, evidenciando assim a real necessidade de preservação dos remanescentes florestais para a sobrevivência da fauna.